PAT Mogi Guaçu adota nova estratégia para melhorar serviços
sexta-feira, 2 de agosto de 2013O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Mogi Guaçu adotou uma nova estratégia para obter respostas das empresas e fornecer dados mais precisos ao SINE (Sistema Nacional de Emprego).
Segundo o coordenador do serviço, Octávio Pessine Júnior, das cartas de encaminhamento endereçadas às empresas, o órgão recebe resposta de apenas 20% delas, computando, por isso, números imprecisos de vagas preenchidas.
A meta é elevar esse percentual para pelo menos 90%, seja a resposta positiva ou negativa. Para isso, o PAT disponibilizou funcionárias de manhã e à tarde para solicitar, por telefone, que os departamentos de recursos humanos das empresas deem retorno dos encaminhamentos.
Com informações mais precisas, as estatísticas do SINE referentes a Mogi Guaçu também deverão mostrar números mais fiéis em termos de geração de emprego.
A exatidão se justifica, pois o SINE repassa as informações para os bancos de dados do CAGED (Cadastro Geral de Desempregados e Empregados).
Atualmente, o PAT atende em média 200 pessoas por dia, número que varia dependendo da época do ano.
A maioria é de jovens. São candidatos a novo ou ao primeiro emprego. De acordo com o coordenador do serviço, Octávio Pessine Júnior, há meses em que as entrevistas resultam mais de 1 mil encaminhamentos.
Estima-se que 20% dos candidatos encaminhados consigam emprego. As ofertas de emprego mais comuns são para auxiliar de produção industrial, atendentes de lojas, operadores de caixa e estoquista.
Mão de obra especializada, principalmente de nível técnico, tem maior procura. No PAT, são mais raras as oportunidades para profissionais de nível superior.
Fonte: Prefeitura Mogi Guaçu