Mogi Guaçu realiza uma série de ações contra a dengue
terça-feira, 10 de setembro de 2013A Prefeitura vai promover um grande arrastão de combate à dengue em Mogi Guaçu nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro. A Secretaria de Saúde definiu o esquema da operação esta semana.
Devido à gravidade da situação epidemiológica de dengue, as ações visam eliminar todo recipiente em condições de acumular água de modo a servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti em imóveis construídos, terrenos e vias públicas.
Falta acertar alguns detalhes, mas, segundo a bióloga Cristiana Monteiro Ferraz, coordenadora do programa de combate à dengue da Vigilância Epidemiológica, já estão definidas e mapeadas as quatro regiões em que a operação será realizada.
O arrastão será feito entre as 8h30 e 16h30, começando, no dia 14, por praticamente toda a extensão da zona Leste da cidade, desde o Jardim Novo Horizonte até o Jardim Canaã, no extremo oposto.
No dia 21 será a vez de parte dos Jardins Ypês, Parque Cidade Nova e outros bairros da zona Norte. Depois, no dia 28, a operação abrangerá toda a região central. Por último, o arrastão chegará aos bairros da zona Sul, no dia 5 de outubro.
Cristiana Ferraz esclarece que todas as regiões registram casos de dengue, não sendo este o critério de seleção dos bairros. A prioridade é eliminar criadouros, que diferem de uma região para outra, a depender do bairro.
Por exemplo, em alguns bairros os recipientes são vasos de flores, que não precisam necessariamente ser recolhidos, bastando orientar o morador para que não deixe que acumulem água. Em outras situações, há necessidade de recolher e eliminar os materiais.
A logística da operação envolve também as Secretarias de Serviços Municipais, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Obras e Viação, para recolhimento de materiais, limpeza de áreas verdes e de bueiros. O Tiro de Guerra vai colaborar.
Serão utilizados caminhões para remoção da sujeira que for encontrada. Para facilitar a operação, os proprietários de terrenos baldios já estão sendo notificados a providenciar a limpeza, caso estejam acumulando sujeira.
NEBULIZAÇÃO
A Vigilância Epidemiológica vai aplicar nebulização no Jardim Santa Cecília na semana que vem. Está para ser confirmado se será na terça ou na quarta-feira. Antecipando-se ao arrastão, a nebulização do bairro, situado no alto da Zona Leste, se deve à incidência de casos de dengue.
INCIDÊNCIA
Emitido pela VE nesta quinta-feira, 29, o mais recente relatório dos casos de dengue em Mogi Guaçu registra até o momento 718 notificações.
Há 292 casos confirmados, sendo que 241 são autóctones (contraídos no município) e 48 importados, além de um de Aguaí e dois de Mogi Mirim que foram notificados em Mogi Guaçu.
Outros seis casos suspeitos aguardam os resultados dos exames.
O maior número de confirmações, 88, ocorre no Setor 5, que agrupa bairros da zona Leste.