Após 45 anos, Mogi Guaçu consegue fazer licitação do transporte coletivo
quarta-feira, 24 de agosto de 2011Se a licitação do transporte coletivo em Rio Claro, com seus embates e questionamentos, se tornou uma longa novela, a concorrência aberta na cidade de Mogi Guaçu pode ser classificada de uma minissérie. Aberta no início deste ano pela prefeitura de Mogi, conforme noticiou a edição da semana passada do JC Mogi, a licitação do transporte público terminou no final de julho.
Duas empresas entraram na disputa, o Grupo Santa Cruz e a Viação Pássaro Marrom. O Grupo Santa Cruz venceu por uma diferença mínima e vai comandar o transporte público em Mogi Guaçu pelos próximos 20 anos, renováveis por mais 5 anos.
Após 45 anos de existência da Viação Mogi Guaçu, o objetivo da prefeitura era de ter um contrato com a empresa vencedora e que este contrato fosse cumprido à risca, o que já havia deixado de acontecer.
Desde o dia 7 de agosto, 12 ônibus zero quilômetro começaram a circular em algumas linhas. Todos os ônibus são movidos a biodiesel e adaptados para deficientes físicos. Até o final do ano serão mais 7 ônibus novos e, num curto prazo, todos serão novos. No contrato existe uma cláusula que obriga a Santa Cruz a manter a frota com uma média de 4 anos de uso, o que no momento serão praticamente todos novos.
A Santa Cruz vai manter funcionários nos principais pontos da cidade para orientar os passageiros sobre as mudanças. Os ônibus são do padrão de Mogi Mirim, ou seja, na cor branca com faixas laranjas, e o tradicional azul sai de cena definitivamente.
Outro ponto previsto no edital da licitação do transporte coletivo em Mogi é que todos os funcionários da viação Mogi Guaçu integrarão o quadro da Santa Cruz, não havendo demissões.
Uma solenidade realizada na tarde do dia 5 de agosto marcou o início da operação do transporte coletivo urbano na cidade.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Paulo Eduardo de Barros, o Dr. Paulinho; do presidente da Viação Santa Cruz, Antonio Carlos Chede Mazzoni; do secretário de Obras e Viação, Marcos Gabriel Mesquita, além de secretários municipais, vereadores, membros da Administração Municipal e funcionários da Viação Santa Cruz.
Segundo a prefeitura, a Viação Mogi Guaçu, fundada em 1966, deixa então de existir e operar as linhas de ônibus da cidade. Ao todo foram 45 anos do famoso circular.
Fonte: JC Rio Claro