Secretarias realizam ação “Acolhimento Seguro” em Mogi Guaçu
sexta-feira, 4 de novembro de 2011As Secretarias de Segurança e Promoção Social da cidade Mogi Guaçu realizaram na última sexta-feira (28), uma operação denominada “Acolhimento seguro de pessoas em situação de rua”. A ação contou com a participação dos secretários municipais, Cássio Luciano dos Santos e Marcos Luiz Tuckumantel, da assistente social, Carolina da Costa Machado, do diretor da GCM, Antonio Rabelo Filho, do Subcomandante Operacional da GCM, Gilmar José, além de seis guardas civis municipais.
As ações ocorreram nas Praças da Bíblia, Rui Barbosa, Abolição (Estação Rodoviária), Marechal Candido Rondon e Vila Paraíso e na Rua Pedreira, no Jardim Guadalajara.
De acordo com o secretário de Segurança, a operação teve como finalidade inibir andarilhos e mendigos de exercerem atividades de ‘flanelinhas’ e mendicância. “Nós, enquanto, poder público procuramos dar uma resposta a eventuais ações criminais e de constrangimento praticadas por essas pessoas, que abordam cidadãos no trânsito, no comércio ou em suas casas. No entanto, em contrapartida, os andarilhos e mendigos receberam atenção e acolhimento da Promoção Social por meio de serviços oferecidos, como alimentação, encaminhamento a programas sociais, distribuição de roupas e higiene pessoal”, explicou.
Para minimizar esse problema, a orientação, segundo o secretário, é para que as pessoas não dêem esmolas ou alimentação aos mendigos e andarilhos. “Essa atitude na verdade tem um efeito contrário e acaba por fomentar as ações de mendicância e de “flanelinhas” na cidade, atraindo cada vez mais pessoas para essa situação. O ideal é que os cidadãos guaçuanos ajudem as instituições da cidade, por meio da FEAG”, frisou.
O secretário disse ainda que durante as abordagens foi constatado que vários andarilhos são egressos do Sistema Penitenciário e, portanto, já cumpriram pena por homicídio, furto e roubo. A maioria deles tem problemas com familiares e não desejam voltar para suas casas, preferindo morar na rua.
A presença de andarilhos, pedintes ou flanelinhas pode ser denunciada à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 3811-8900 ou na Secretaria de Promoção Social, pelo telefone 3811-7010.
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu