Campanha de coleta de óleo usado é feita em Mogi Guaçu
terça-feira, 22 de maio de 2012“Um pouco faz a diferença”. Esse é o nome do mais recente projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente. A proposta é tornar as escolas municipais de Mogi Guaçu pontos de coleta de óleo já utilizados e lacres de latas de alumínio. O projeto conta ainda com o apoio do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), da Concessionária Renovias e da ONG ECO 21.
No total, 97 unidades escolares como as CEI’s (Centro de Educação Infantil), EMEI’s (Escola Municipal de Educação Infantil), EMEF’s (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e AICA (Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente) já receberam os containers para a coleta dos produtos.
O projeto faz parte do programa “SEMPRE Sustentável”, que é uma vertente do projeto SEMPRE (Sistema de Educação Municipal Presente), lançado pela Secretaria de Educação em março deste ano, e baseado na lei municipal 4.704 de 23 de dezembro de 2011, que tem como objetivo colocar o Plano Municipal de Educação em Prática.
De acordo com o assessor de projetos da Secretaria de Educação, Davi Dias Santos, a principal finalidade é evitar que as pessoas façam o descarte do óleo utilizado nas pias da cozinha. “Queremos que as pessoas entendam que o descarte de óleo usado na rede de esgoto polui o nosso rio Mogi Guaçu, e isso, é muito grave. Se a dona de casa não estiver reciclando ou entregando o produto para catadores de materiais recicláveis, tenho 100% de certeza que elas estão poluindo o solo e a água. Para mudar essa situação, acreditamos que a melhor maneira é com o auxílio dos estudantes. Todos os dias os pais e, principalmente, as mães levam seus filhos para a escola, e não custa nada levar o produto em uma garrafa pet e os lacres para depositar no container da escola e, assim contribuir com o meio ambiente”, frisou.
Davi Santos informou ainda que os lacres coletados serão vendidos pela Renovias, que fará a doação do dinheiro arrecadado. “O valor obtido com a venda dos lacres será revertido em doações de cadeiras de rodas para entidades assistenciais e também para projetos de acessibilidade da Secretaria de Educação”, explicou.
Para estimular a participação da comunidade escolar, a Secretaria de Educação promove uma gincana de coleta entre os alunos da rede municipal de ensino até o dia 14 de junho.
A competição acontecerá da seguinte forma: a cada garrafa pet de dois litros de óleo de cozinha usado e a cada garrafinha pet de 600 ml cheia de lacres de alumínio, o aluno ganhará um cupom para concorrer a prêmios.
No “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado em 05 de junho, a Secretaria realizará atividades voltadas apenas para o público escolar. A ideia é transformar a paisagem da escola ou de alguma praça vizinha, de modo a envolver alunos e comunidade do entorno da unidade escolar.
“Mogi Guaçu + 20”
Para despertar a comunidade sobre a necessidade de preservar o Meio Ambiente, a Prefeitura de Mogi Guaçu, em parceria com ONG ECO21, promoverá no dia 17 de junho, o evento de cidadania e Meio Ambiente “Mogi Guaçu + 20” de Cidadania e Meio Ambiente. As atividades tem caráter educativo e de conscientização, e acontecerão no canteiro central da Avenida Júlio Xavier da Silva, no Parque Cidade Nova.
A programação prevê a realização de shows, apresentações culturais, esportivas, de entretenimento, serviços de saúde e orientação jurídica.
O assessor explicou ainda que, várias ações de educação ambiental serão realizadas ao longo do ano. “O nosso propósito é sensibilizar é incluir no dia a dia dos alunos uma prática sustentável. Todas as escolas municipais serão pontos de coleta de óleo e lacres de latinhas de alumínio durante todo o ano letivo. Em novembro, todas as escolas da rede municipal farão uma exposição dos trabalhos, assim como também uma “Feira Científica”, com os trabalhos de educação ambiental realizados durante o ano”, explicou.
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu