Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe segue em Mogi Guaçu
quarta-feira, 15 de maio de 2013A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai prosseguir na cidade Mogi Guaçu até alcançar o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, de 80% de cobertura do público alvo.
Até aqui, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica local, a meta de vacinação foi atingida entre trabalhadores da saúde e mulheres que deram à luz há até 45 dias, tecnicamente denominadas puérperas.
Entre os trabalhadores da saúde na cidade de Mogi Guaçu, a vacinação atingiu o índice de 96,35% até esta sexta-feira, dia 10. Entre as puérperas, o índice chegou a 85,83%.
Dentre o público alvo que ainda precisa atingir a meta estão as crianças de seis meses até dois anos, cujo índice está em 62,21%; pessoas com 60 anos ou mais, cujo índice está em 69,25%; e as gestantes, cuja cobertura alcançada até agora está em 55,97%.
A enfermeira-chefe do Centro de Vigilância Epidemiológica, Rosa Maria Pinto, ressalta que a vacina não tem qualquer contra-indicação para crianças, grávidas e idosos.
Mogi Guaçu registrava até quinta-feira, dia 9, um total de 13 notificações da Gripe H1N1, a gripe suína. Deste total, 10 casos foram definidos como negativos e dois pacientes adultos, internados e em recuperação, ainda aguardavam resultado de exames.
A única confirmação da doença até o momento envolve uma criança de Campinas, que foi transferida no dia 29 de abril para a UTI Neonatal da Santa Casa de Mogi Guaçu, por falta de leitos naquela cidade. A vítima morreu três dias depois.
Embora o caso do óbito pela gripe tenha sido registrado em Mogi Guaçu, toda a investigação da doença envolvendo a criança está sendo feito por autoridades de saúde da cidade Campinas.
PREVENÇÕES
Rosa reforça a importância de o público alvo tomar a vacina para evitar a gripe e também recomenda a adoção dos cuidados como lavar as mãos com frequência, tapar a boca e o nariz quando for tossir e espirrar, deixar os ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas contaminadas.
Fonte: Prefeitura Mogi Guaçu