Cultura apresenta projetos em Mogi Guaçu
sexta-feira, 23 de março de 2012O secretário de Cultura, Edenílson José Faboci reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (22), para apresentar um “Pacote” de projetos culturais que serão desenvolvidos em 2012.
Ao todo, quatro projetos farão parte da agenda cultural, sendo eles: “Música para o Bem”, “Quartas Musicais”, “Cultura Itinerante”, “Samba e Choro na Trilha da Estação Cultura”.
O projeto “Música para o Bem”, lançado nesta quarta-feira (21), consiste na realização de aulas gratuitas de flauta (doce) para crianças e adolescentes com idade entre sete e 14 anos, por meio da empresa 3S Projetos. Cerca de 50 alunos já estão inscritos no projeto, que é uma realização da Secretaria de Cultura, com o patrocínio da Mahle Meta Leve e apoio da Corporação Musical “Marcos Vedovello”. As aulas acontecerão todas às quartas-feiras, no Centro Cultural. Os inscritos receberam flauta, estante e material didático.
“Esse projeto tem a finalidade de estimular o interesse da criança pela música instrumental. A intenção é que algumas delas possam ser absorvidas pela Corporação Marcos Vedovello ou outras corporações musicais da cidade, ou até mesmo despertar o interesse por outros instrumentos”, explicou.
Com a proposta de abrir espaço para músicos, cantores, bandas, grupos e duplas mostrarem seus trabalhos, será colocado em prática, o projeto “Quartas Musicais”. A partir do dia 04 de abril, o Teatro Tupec, do Centro Cultural, será palco de apresentações musicais dos mais diversos ritmos e estilos. Os trabalhos apresentados serão analisados pela coordenação do projeto. As apresentações acontecerão nos horários de 19h30 as 21h00.
Nesse dia, o I Encontro de Coros Guaçuanos dará abertura ao projeto, às 20h00, que também fará parte da programação de aniversário da cidade.
“É uma oportunidade para a difusão da música e o de estimular a população a criar o hábito da apreciação musical, garantindo assim a democratização do espaço público e formação de público consciente”, comentou o secretário de Cultura.
Começará no dia 22 de abril, o projeto “Cultura Itinerante”. A finalidade é levar as diversas linguagens culturais como música, dança, teatro, exposições, literatura nos mais diversos bairros da cidade de Mogi Guaçu. “Mostraremos a diversidade cultural que existe em nossa cidade, levando informações e propiciando um dia de lazer e entretenimento por meio de ações culturais, além de ser oportunidade para os artistas locais divulgarem seus trabalhos”, destacou Faboci.
O projeto será realizado quinzenalmente nos bairros, sempre aos domingos, priorizando os mais distantes da região central da cidade como Distrito de Martinho Prado, Chácaras Alvorada, Nova Louzã e Roseira.
A Praça Duque de Caxias, na região central será palco do projeto “Samba e Choro na Trilha da Estação Cultura”. A ideia do projeto é resgatar a boa música instrumental ou cantada nos estilos e ritmos do chorinho e do samba tradicional, como por exemplo, a roda de samba. “Resgataremos o clima alegre e nostálgico predominantes das estações de trens interioranas, como sendo ponto de encontro de pessoas e de duplicidade de sentimentos”, frisou.
O projeto contará com um grupo permanente, denominado de “Amigos do Choro e do Samba”, composto por músicos da cidade, com a participação de convidados especiais.
As apresentações acontecerão em um domingo de cada mês. A estreia está marcada para o dia 06 de maio, a partir das 9h30. O local contará com pequena praça de alimentação e sanitários públicos.
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu