FEG abre inscrições em Mogi Guaçu
terça-feira, 25 de junho de 2013A Escola “Professor Cid Chiarelli”, da FEG (Fundação Educacional Guaçuana), está com inscrições abertas para o segundo semestre do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A expectativa é de que haja demanda para preencher vagas de todas as classes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ao contrário do primeiro semestre, quando só houve procura para os segundo e terceirio anos do Ensino Médio.
O programa oferece a oportunidade de concluir os estudos a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular ou que por algum motivo tiveram de interromper a frequência às aulas.
O Fundamental vai da quinta à oitava série, hoje sexto ao nono ano pela nova nomenclatura. O Médio vai do primeiro ao terceiro e o certificado de conclusão é aceito oficialmente para acesso ao ensino superior. Os cursos são noturnos e gratuitos.
Há 35 vagas para cada um, com exceção do terceiro médio, cujas inscrições são para vagas remanescentes na turma formada por alunos promovidos do segundo ano no primeiro semestre.
A direção da FEG espera reativar o EJA no segundo semestre, uma vez que, no primeiro, não houve procura suficiente para fechar turmas do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, o que só seria possível com no mínimo 25 a 30 matrículas cada.
Abertas na segunda-feira, dia 17, as inscrições podem ser feitas na FEG, na Rua Hugo Panciera, 386, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h, até o dia 12 de julho.
Ao contrário do ensino regular, cada ano letivo de curso dura um semestre, ou meio ano, isto é, o aluno concluirá o Fundamental completo, do sexto ao nono ano na metade do tempo, em quatro semestres, e não oito. O Médio, em três semestres, não em três anos.
As disciplinas são basicamente as mesmas do ensino regular. Língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, artes, inglês e informática compõem a grade do Ensino Fundamental.
O Ensino Médio tem as mesmas disciplinas, com exceção de informática e com biologia em lugar de ciências, e ainda sociologia e filosofia.
Em Mogi Guaçu, outras quatro escolas oferecem cursos do EJA: “Luiz Martini”, “Padre Armani”, “João Bueno Júnior” e o Centro de Treinamento do Senai, no Jardim Ypê II.
Fonte: Prefeitura Mogi Guaçu