Guaçu Folia: Plano de Segurança em Mogi Guaçu
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012O planejamento estratégico de segurança para o “Guaçu Folia 2012” , na cidade Mogi Guaçu, foi tema de uma reunião realizada na manhã da última quinta-feira (02), na sala de vídeo do Centro Cultural.
A reunião, presidida pelo secretário de Segurança, Marcos Luis Tuckumantel contou com a presença de representantes das forças policias da cidade, dentre elas, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além dos secretários de Cultura, Edenílson José Faboci, de Esportes, José Paulo da Silva e representantes das Secretarias de Obras e Viação, Serviços Municipais, Planejamento, Samae e Conselho Tutelar.
O carnaval guaçuano acontece no período de 18 a 21 de fevereiro, com bailes diários e matinês no Centro Esportivo Carlos Nelson Bueno – o Furno e desfiles de escolas de samba, na Avenida dos Trabalhadores.
Para garantir uma segurança efetiva e a tranquilidade dos foliões, a Secretaria de Segurança desenvolveu um plano que envolverá a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o secretário de Segurança, assim como ocorreu nas edições anteriores do “Guaçu Folia”, a Avenida dos Trabalhadores, local dos desfiles das escolas de samba, será fechada com placas metálicas. O mesmo procedimento também será adotado em torno do Ginásio do Centro Esportivo Carlos Nelson Bueno, onde acontecerão os bailes e as matinês. “Solicitamos empenho das instituições policiais e também das Secretarias Municipais envolvidas para garantirmos a segurança de milhares de pessoas durante o carnaval guaçuano. O plano de segurança do “Guaçu Folia” deu certo por três anos consecutivos e não tivemos registros de ocorrências. O sucesso se deve graças ao empenho e a parceria dos órgãos envolvidos”, destacou.
Segundo Tuckumantel, cerca de 130 profissionais estarão envolvidas no trabalho durante os dias de carnaval. A Guarda Civil Municipal fará o policiamento interno tanto da Avenida dos Trabalhadores e quanto do Centro Esportivo Carlos Nelson Bueno. A Polícia Militar será responsável por áreas externas de ambos os locais. Fiscais das Secretarias de Serviços Municipais e Obras e Viação fiscalizarão o comércio ambulante e a organização do trânsito. O Conselho Tutelar também dará suporte no que diz respeito à permanência e o consumo bebidas alcóolicas por menores de idade.
Haverá ainda seguranças particulares fazendo revista pessoal com detectores de metais e catraca móvel para quem for entrar na Avenida dos Trabalhadores e no ginásio de esportes. A Secretaria de Saúde disponibilizará equipes médicas e ambulâncias. Serão instalados também sanitários e sistema de videomonitoramento.
Será proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro e latas, além de bebidas destiladas.
O secretário lembrou ainda que laudos técnicos também estão sendo providenciados e serão emitidos ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar e também o pedido de alvará para a permanência de menores dos locais de eventos. “A marca do carnaval guaçuano é a segurança. Por isso, estamos empenhados para garantir um resultado positivo. Tenho certeza que o Guaçu Folia 2012 será um sucesso”, frisou.
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu