Inauguração do SAMU prevista para o mês de março em Mogi Guaçu
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012Em fase de construção, a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional) na cidade Mogi Mirim deve estar em pleno funcionamento a partir do dia 16 de março. Esta é a expectativa do secretário de Saúde de Mogi Guaçu, Aldomir Arenghi, que será responsável pela coordenação das atividades do serviço nas quatro cidades contempladas pelo programa do governo federal (Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi). A data estipulada marcaria a inauguração da Central Reguladora, que está com o prédio concluído e em fase de ajustes do setor de informática e mobiliário.
“Estamos apenas na dependência da vinda do ministro da Saúde (Alexandre Padilha), para inaugurar a Central Reguladora e consequentemente as três bases na região. A primeira data agendada é 16 de março, mas não é garantido”, afirmou Arenghi, frisando que não deve passar de março o início do funcionamento do SAMU. Em Mogi Mirim, o prédio não chegou á fase de acabamento, mas deve estar apto para a utilização no prazo mencionado por Arenghi.
Em novembro de 2010, sete ambulâncias foram entregues às quatro cidades, que unidas receberão o serviço que faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências. A expectativa na época era de que já no primeiro trimestre de 2011 o SAMU estivesse à disposição da população, mas oficialmente, fatores como a demora na conclusão das obras e na realização do concurso para admissão de funcionários, arrastou a entrega para 2012. Em Mogi Mirim, por exemplo, apenas em julho no ano passado os estudos foram feitos para construção da base em um terreno dentro do estacionamento do CEM (Centro de Especialidades Médicas).
No geral, a cidade fica com duas viaturas especificamente voltadas para atendimentos no município e conta com apoio imediato das duas ambulâncias que funcionarão em Itapira. Em suma, as sete viaturas estarão disponíveis para as quatro cidades. Se uma ocorrência em Estiva Gerbi, por exemplo, necessitar das sete ambulâncias, todas serão encaminhadas para o atendimento no local.
Fonte: Jornal A Comarca