Mogi Guaçu recebe a campanha Pense Rosa
sexta-feira, 26 de julho de 2013As empresárias Alice Carta e Patrícia Figueiredo trazem para Mogi Guaçu a Campanha Pense Rosa de combate ao câncer de mama, idealizada e realizada em parceria com a ONG Orientavida desde 2009.
O evento de lançamento da campanha em âmbito local foi realizado na última terça-feira, dia 23, no Teatro Tupec do Centro Cultural. O ponto alto foi a palestra do Dr. Fabrício Brenelli.
A iniciativa tem como madrinha para Mogi Guaçu a primeira dama Maria Amélia Franco de Oliveira Caveanha e conta com o apoio do Hospital São Franscisco, na pessoa de seu diretor, Dr. Ubirajara Brait Ramos.
A Campanha Pense Rosa faz parte do movimento mundial Outubro Rosa, que busca conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento e à reabilitação. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997.
No Brasil, a Campanha Pense Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos sobre a necessidade de realizar a mamografia anual. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento.
A Campanha Pense Rosa possui uma série de atividades realizadas pelo país, como palestras, caminhadas, mutirão de mamografia sempre com o objetivo de enfatizar e promover a prevenção e importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce.
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o tumor que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia. Se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de até 95%.
SOBRE A ORIENTVIDA
A Orientavida foi fundada em 8 de novembro de 1999 por João Benedito Angelieri e Maria Celeste de Castro Chad, na ocasião prefeito e primeira dama do município de Potim, com o intuito de ajudar as pessoas menos favorecidas e a combater a pobreza e a falta de oportunidade de forma eficiente.
Os resultados iniciais foram surpreendentes e bem aceitos no mercado. A partir das primeiras peças confeccionadas, a Orientavida realizou uma trajetória de sucesso, aperfeiçoando e ampliando seus projetos.
O ano de 2003 foi um marco de grandes conquistas, pois a ONG foi autorizada pelo Museu “Maison Du Boutis”, com sede na França, na pessoa de sua presidente, Madame Francine Nicole, a produzir boutis e piquê de Provence, bordados em técnicas francesas.
A capacitação foi ministrada pessoalmente pela professora que treinou 35 bordadeiras, com excelente resultado. Foram essas bordadeiras que anos depois utilizaram esta técnica para bordar enxoval do Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007.
Neste mesmo ano a Orientavida, iniciou sua participação em feiras, lançando seus produtos com marca própria. Expandiu mercado, atendendo aos lojistas e divulgando a marca.
Hoje, a Orientavida desenvolve sua própria coleção comercializada tanto no atacado quanto no varejo e desenvolve também produtos exclusivos para alguns clientes especiais.
Em 2006, participou de duas feiras na Espanha, Semana Internacional de moda de Madri. Atualmente, a Orientavida participa de duas edições anuais de feira. são mais de 1 mil clientes em todo o Brasil e 15 no exterior.
Em 2009, a Orientavida firmOU parceria com a designer Ana Strumpf e juntas preparam para 2010 o lançamento da primeira coleção licenciada pela Walt Disney, com o tema Alice no País das Maravilhas que inclusive foi premiada pela Walt Disney Fashion & Home com o prêmio mundial de “Melhor Produto Adulto na linha de decoração” de 2010.
Por meio da comercialização de seus produtos, a Orientavida mantém em atividade continuada centenas de artesãs, com capacitação constante, palestras sócio-educativas, apoio psicossocial, ginástica laboral e auxílio alimentação. São mulheres de classes menos favorecidas, provedoras financeiras de suas famílias, que residem na região do Vale do Paraíba.
Fonte: Prefeitura Mogi Guaçu
Mais notícias sobre Mogi Guaçu:
- Bombeiros encontram corpo de pescador no rio em Mogi Guaçu
- Guarda encontra chácara usada para esconder drogas em Mogi Guaçu
- Mogi Guaçu recebe programação da Mostra Cine SESI no Mundo: Alemanha I
- Nova adutora será instalada na Zona Leste de Mogi Guaçu
- Doentes crônicos de Mogi Guaçu estão convocados a tomar vacina contra a gripe