Mogi Guaçu receberá Estação Meteorológica Automática
terça-feira, 23 de julho de 2013A Prefeitura de Mogi Guaçu deve receber em setembro uma Estação Meteorológica Automática fornecida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), sem custo para o Município.
O equipamento, semelhante ao que está sendo instalado em Tambaú (na foto), é dotado de sensores e sondas acoplados a uma torre de alumínio e conectados a um programa chamado Datalogger para leitura e processamento dos dados captados pela estação a cada 20 minutos.
O módulo permite leituras de temperatura do ar em graus Celsius, umidade relativa do ar em porcentagem, precipitação atmosférica em milímetros, velocidade do vento em dois níveis, direção do vento em graus, radiação solar incidente por metro quadrado, fluxo do calor no solo e temperatura do solo em dois níveis.
O Datalogger salva as leituras e envia as informações a um transmissor de dados por celular via GPRS (General Packet Radio Service) conectado a um diretório na internet, onde os dados coletados pela estação são processados e disponibilizados no site ciiagro.org.br/ema.
O processo para que o Município receba o sistema foi elaborado pela Defesa Civil de Mogi Guaçu e a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente.
Os documentos, que incluem a certificação da inserção de Mogi Guaçu no Programa Cidade Resiliente, que abrange cidades com potencial de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres e catástrofes, já foram encaminhados ao IAC.
A Estação de Mogi Guaçu vai integrar o Sistema de Rede Meteorológica Automática do IAC e será útil tanto para pesquisas climáticas para a agricultura como para prevenção de temporais pela Defesa Civil.
Entre os vários órgãos públicos e corporações de segurança, o sistema poderá atender, além da Saama e da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Cetesb (Agência Estadual de Saneamento Básico), institutos de pesquisa, agricultores e outros interessados.
Segundo o coordenador Renato David Costa e o assistente Flávio Davidoviski, da Defesa Civil, a iniciativa de pleitear a implantação do sistema em Mogi Guaçu tomou impulso em abril, a partir de uma reunião da Redec I5/Campinas (Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Campinas).
A área onde a Estação Meteorológica Automática será instalada ainda não foi definida. Em princípio seria junto da sede da Defesa Civil, no Jardim América, na zona Leste, mas existe possibilidade de o órgão mudar de endereço.
Fonte: Prefeitura Mogi Guaçu