Mogi Guaçu: SAMAE sofre com tubulações irregulares
segunda-feira, 24 de outubro de 2011Tubulações com emendas de borrachas são frequentemente encontradas pelos técnicos do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em diversas regiões de Encontra Mogi Guaçu.
Na última semana, durante um serviço de manutenção na rede de água de um trecho da Rua Presidente Vargas, esquina com a Rua Carlos Braga de Faria, a equipe da autarquia mais uma vez se deparou com essa situação.
A tubulação de material de ferro fundido tinha diversas emendas de borrachas. O material utilizado para evitar os vazamentos era o mesmo usado na confecção de câmaras de ar de pneus.
De acordo com o superintendente do Samae, José Alberto da Silva Filho, o Leka, esse tipo de serviço já foi encontrado em outros locais como Jardim Bela Vista, Vila Bertioga, Vila Paraíso e Vila São Carlos. “Infelizmente é comum encontrarmos essas emendas nas redes de água de toda cidade. Nesses casos, o ideal seria ter feito a troca do encanamento para evitar que o problema de vazamento se repetisse. Além da tubulação estar velha e enferrujada, as administrações anteriores não fizeram as manutenções adequadas. É uma pena, porque quem sofre com isso é a população guaçuana”, explicou.
O superintendente comentou que quando ocorrem problemas de vazamento de água, a equipe de manutenção faz a troca da tubulação de ferro fundido por PVC. “Nesses casos, fazemos a troca do encanamento que está comprometido. Utilizamos um adaptador de PVC para ferro fundido. Dessa forma, a qualidade do serviço está garantida”, frisou.