Mogi Guaçu vai sediar Virada Cultural Paulista
quarta-feira, 4 de maio de 2011A cidade Mogi Guaçu vai sediar, pelo terceiro ano consecutivo, a Virada Cultural Paulista. O evento acontece simultaneamente em 23 cidades, entre os dias 14 e 15 de maio. A proposta do evento é levar 24 horas de diversão e cultura para todos os cidadãos. Música, dança, teatro, arte de rua, cultura popular, cinema, exposições, intervenções urbanas farão parte da programação cultural. A Virada Cultural Paulista acontecerá entre as 18h00 do próximo dia 14, sábado, até as 18h00 do dia seguinte.
O secretário de Cultura, Edenilson José Faboci reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (04), para falar sobre a programação da cidade. As apresentações culturais serão realizadas em dois locais: nas dependências do Centro Cultural e na Avenida dos Trabalhadores. Este ano, os organizadores da Virada Cultural Paulista ampliaram a participação dos artistas guaçuanos no evento.
A Congada São Benedito, a Orquestra de Sopros da Corporação Musical Marcos Vedovello, a Companhia de Teatro Paraernália, a Banda Kalibre e a Banda Santa Terezinha foram contratadas pelo Governo do Estado de São Paulo para participar do evento. O Coral Municipal também fará uma apresentação.
O secretário de Cultura explicou que a Secretaria de Cultura sugere aos organizadores da Virada Cultural uma lista de artistas locais para serem inseridos na programação. “Nós apenas sugerimos alguns artistas da cidade. A parte de contratação e pagamento de cachês é responsabilidade do Governo do Estado. Queremos que este evento se torne uma vitrine para a classe artista da cidade. A nossa ideia é lançar nossos artistas no cenário cultural”, ressaltou.
A abertura oficial do evento acontecerá no Teatro Tupec do Centro Cultural, às 18h00 do dia 14 de maio, com o espetáculo “Nem Todo Ladrão Vem para Roubar- Coletivo Commune.
Entre as atrações, destaque para o show com o músico Dominguinhos, na madrugada do domingo (15), a partir da meia noite na Avenida dos Trabalhadores e o show com o sambista Diogo Nogueira, na tarde do domingo (17), também na Avenida dos Trabalhadores.
Na tarde do domingo (16), haverá também encontro de bandas de concerto da região, na Concha Acústica do centro Cultural.
O evento terá ainda a participação de diversos artistas, entre eles, DJ Kri, Macaco Bong, Irmãos Becker, Cláudia Dorei, Trixmix Cabaret, Cia Truks, André Siqueira, Sextasy.
O secretário fez questão de ressaltar a importância de oferecer cultura para todos os gostos e estilos. “A programação chama a atenção pela diversidade de ritmos e estilos, destaque para a cultura popular. A nossa preocupação é fomentar a cultura popular em Mogi Guaçu. É um privilégio poder oferecer diversidade cultural para população guaçuana”, ressaltou.
Durante a coletiva, o secretário comentou também que um plano de segurança já foi elaborado para garantir a segurança da população. O plano vai envolver a Polícia Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal. “Além da questão da segurança, a nossa preocupação também é não incomodar as pessoas que moram em torno da Avenida. Por isso, solicitamos a produção dos artistas que se apresentarem na madrugada que reduzam o volume do som”, contou.
Nos dois locais de apresentação haverá uma equipe da Secretaria de Cultura fazendo o cadastramento dos artistas da cidade.
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu