Paciente é dispensado de oncologia devido a falta de farmacêutico em Mogi Guaçu
quarta-feira, 10 de abril de 2013A guaçuana Ana Maria Casagrande, usou o facebook para mostrar toda a sua indignação com o descaso da saúde pública de Mogi Guaçu. Segundo ela, que acompanhava o seu irmão, Eduardo junto ao setor de Oncologia do Hospital Municipal na última sexta feira (5) para internação, depois de esperar por mais de 4 horas aguardando a vaga, foi dispensado para casa, por não haver farmacêutico de plantão.
Eduardo que tem câncer e passa por quimioterapia foi encaminhado para a Oncologia, onde deveria ficar internado por determinação médica. Mas, como quem prepara a medicação nestes casos são funcionários com especialidade em farmácia na cidade de Mogi Guaçu e durante todo o feriado prolongado não haveria nenhum de plantão, os atendentes da Oncologia foram obrigados a mandar embora o paciente.
Ana Maria Casagrande disse que foi informada que o problema é administrativo e que foi dito para ela que pessoas já morreram esperando atendimento na Oncologia. Até mesmo o médico que atendeu o irmão dela disse que o problema é grave.
O MGA tentou por telefone entrar em contato com o Hospital Municipal, mas o telefone tocou e ninguém atendeu. Durante a próxima semana, esperamos trazer uma resposta sobre este caso.
Veja na íntegra o desabafo de Ana Maria no Facebook:
”Cheguei agora pouco do H.M. estava no setor da Oncologia, meu irmão Eduardo tem câncer e está fazendo quimeoterapia lá, depois de 2 cirurgia que já tem 6 meses agora que começou o tratamento, contrariando a lei, pois ele teria que ter começado bem antes. Depois de ficar durante 4 horas esperando a consulta e o pedido de internação, ele já estava dentro do quarto, já estava internado, uma funcionária mandou ele de volta p/ casa, por causa do feriado não teria farmaceutica para preparar o medicamento, SÓ TEM UMA FARMACEUTICA. Fui conversar e a enfermeira disse que não adiantaria de nada minha reclamação. Saí de lá com o coração partido, pelo meu irmão e por outras pessoas que passam por isso.
É descaso, é uma judiação, vocês conseguem imaginar o sofrimento já causado pela doença, e ainda esse tipo de tratamento ? Esse problema é administrativo. O SUS não é de graça. Tem departamento da Prefeitura de Mogi Guaçu cheios de funcionários ociosos, E não tem funcionários no setor da saúde. Um político faz picuinha para outro, e nada vai para frente, cadê vereadores da oposição, que deixaram de ser oposição, ficava procurando acontecimento para denunciar? Gostaria pedir para meus amidos do face, amigos dos meus amigos e assim por diante que compartilha-se esse meu desabafo, quem sabe assim os responsáveis sintam vergonha. Não sou otimista quanto a essa situação, em todo caso como já disse é um desabafo.”
Fonte: Redação MGA