Sem arroz e feijão para merenda, Mogi Guaçu prorroga férias escolares
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013A falta de itens básicos para a merenda das crianças nos estoques da rede municipal de ensino comprometeu o início do ano letivo para 15 mil alunos de Mogi Guaçu (SP). As aulas, que estavam programadas para começar nesta segunda-feira (4), foram adiadas para o dia 18, após o carnaval.
Segundo a secretária de Educação, Célia Maria Mamede, as escolas na cidade de Mogi Guaçu não têm arroz, feijão, macarrão e carne para alimentar as crianças. “Logo na segunda semana de janeiro, quando assumimos a secretaria, verificamos o estoque zero de gêneros alimentícios. Solicitamos uma compra emergencial, mas a cotação dos valores leva tempo e morosidade do processo”, afirma.
A filha do vendedor Marcio Marques, que está na 6ª série, encontrou nesta manhã os portões fechados da Escola de Ensino Fundamental Maria Diva Bueno, no Jardim Rosa Cruz. “Os alunos e as famílias sempre são prejudicados, e, além disso, eles tentaram esconder o real motivo de ter adiado. Quando liguei na escola, primeiro disseram ser uma opção depois confirmaram que era por causa da merenda”, explica. Para o vendedor, o impasse desmotiva os estudantes. “Apesar de a minha filha gostar de estudar, ela sabe que vai afetar as férias ou ter que compensar em outro período”, disse.
Porém, segundo a secretária houve um comunicado para os pais sobre a mudança do retorno das atividades. A expectativa da pasta é que os produtos cheguem nesta semana e a reposição depende das demandas das unidades. A secretaria ainda irá fazer um estudo para avaliar como será feita a reposição das aulas.
A secretaria também informou as escolas estaduais também estavam na mesma situação. As unidades iniciaram no dia 1° de fevereiro as aulas após a intervenção da Diretoria de Ensino, que conseguiu a reposição dos alimentos durante 15 dias por meio da Secretaria de Estado da Educação.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Mogi Guaçu:
- Escola incendiada e caixa eletrônico violado em Mogi Guaçu
- Enxadristas de Mogi Guaçu são destaques em competição
- Secretaria de Esportes de Mogi Guaçu apresenta projeto de futebol
- Homem é preso por manter mulher prisioneira em Mogi Guaçu
- Prefeito de Mogi Guaçu recebe diretor de esportes da Secretaria Estadual